O que é?
-
As ferramentas gerenciais da qualidade são orientadas para a resolução de problemas. Essas ferramentas são utilizadas para definir, medir, analisar e propor alternativas de solução, a fim de trazer resultados positivos para as empresas, tudo isso baseado em fatos e dados. As ferramentas mais utilizadas são: Diagramas, fluxogramas, esquemas, histogramas, etc.
Quais os sintomas?
Baixa qualidade dos produtos
Insatisfação dos clientes quanto ao produto ou serviço prestado
Desconhecimento das causas que afetam a produtividade
Baixa produtividade
Benefícios
Maior qualidade dos produtos

Otimização dos processos

Maior lucratividade

Maior conhecimento das causas dos problemas

Entregas
-
Relatório Final: relatório contendo os dados levantados através das ferramentas que foram utilizadas (Gráfico de Pareto, Diagrama de causa e efeitos, Diagrama de Afinidade, Diagrama de Relações, Matriz de Relações, Fluxograma, Carta de Controle, Gráfico de Dispersão e etc.) Tais ferramentas poderão ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada serviço.