logo_branca.png
  • Optimus Engenharia Júnior

A importância do layout no aumento dos lucros.

Atualizado: 2 de Out de 2019


As empresas, na atualidade, estão diante de um ambiente excessivamente dinâmico e com alto grau de incertezas futuras. Devido a isso, torna-se necessário um melhoramento contínuo de suas práticas de gestão. Diante dessas possibilidades de melhorias, o layout ou arranjo físico da empresa é um componente do setor produtivo e proporciona grande impacto com relação aos custos e na eficiência operacional.

O layout pode ser definido como a localização relativa das instalações, equipamentos, máquinas e colaboradores em uma empresa, área de trabalho ou qualquer ambiente produtivo. Nesse espaço acessível, o layout busca uma combinação operacional, de forma que otimize os processos na sua estrutura, permitindo melhorias para obtenção do máximo rendimento produtivo, percorrendo menores distâncias em um período de tempo menor.

Uma aplicação correta de um arranjo físico pode proporcionar o melhor uso da área das instalações, uma maior eficiência no fluxo de trabalho, fluxo de informações entre os procedimentos, simplicidade na gestão das atividades, redução de problemas ergonômicos e uma maior agilidade para mudanças e adequações.

Os erros em projetos de arranjo físico podem gerar paralisações nos fornecimentos, que geralmente causam insatisfações nos consumidores internos, que são os outros setores da empresa que necessitam de produtos semiacabados/serviços para finalizar o processo produtivo, e os consumidores externos, que são os clientes finais. Além disso, esses erros podem gerar atrasos da produção, estoques inconvenientes, acarretar filas, e também, causar custos altos associados à ineficiência da sinergia do agrupamento do arranjo físico.

Em resumo, a determinação de um bom layout pode proporcionar aumento na produção e, consequentemente, na lucratividade da empresa através da redução de alguns custos operacionais, melhorias no fluxo de materiais e informações, melhorias nas condições de trabalho para os colaboradores e através da eliminação de gargalos, acelerando a logística interna da organização. Em momentos de instabilidade, ao voltar os olhos para o arranjo físico da organização, poderá haver oportunidades na identificação de melhorias através de realocação de espaço, que podem ser vitais para o sucesso. Uma grande fábrica ou uma pequena sala, ambas podem aproveitar um estudo de layout que as proporcionem melhorias produtivas.


Veja algumas vantagens da implantação de um bom layout:


● Diminuição de materiais que são empregados no processo, consequentemente diminuindo desperdícios;

● Diminuição de congestionamentos e paradas nas atividades;

● Redução de tempo com a manipulação de materiais;

● Possibilidade do uso de mão de obra mais econômica;

● Capacitação, gestão e supervisão são facilitadas;

● Redução de custos de movimentação;

● Tornar um ambiente mais agradável e seguro.



A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato pelo site.

© 2020 por Optimus

Informações