logo_branca.png
  • Optimus Engenharia Júnior

Aplicação da Gestão da Qualidade na sua empresa



“Qualidade não é um ato, é um hábito”

-Aristóteles


Muitas empresas ainda enxergam a qualidade como forma de agregar valor ao cliente, e posteriormente conseguir fidelizá-lo, ou seja, a qualidade é vista apenas como um diferencial competitivo.


Essa forma de raciocínio é totalmente válida, contudo a qualidade na ótica das empresas deve possuir um significado e importância muito mais abrangente, não deve ser levada em conta apenas como o “ato”, mas sim como um “hábito”.


O que isso significa?


Ao levar o conceito e aplicação da qualidade para a empresa como um todo, não só nos produtos e serviços entregues ao consumidor, faz-se dela um hábito organizacional. E é nesse ponto que entra a Gestão de Qualidade no ambiente empresarial.


O que é Gestão de Qualidade?


A gestão de qualidade é uma ferramenta estratégica, voltada para o controle de processos organizacionais, englobando várias áreas empresariais. Essas ações possibilitam uma melhoria significativa nos produtos e serviços ofertados, garantindo a satisfação das necessidades do cliente.


Apesar da gestão da qualidade ser uma peça fundamental para essa mudança e aprimoramento da gestão empresarial, nem sempre as coisas foram vistas dessa maneira.


Há alguns anos, percebia-se um enfoque mais voltado para o resultado final, desconsiderando todo um percurso para se chegar aquele dado objetivo. Essa visão limitava muito o campo de visão dos gestores, que muitas vezes não faziam ideia do que poderia ser aprimorado para uma melhor gestão do negócio.


A verdade é que a gestão de qualidade é muito mais do que processos, é preciso se atentar a objetivos, pessoas, ambiente de trabalho, e dentre outros fatores.


E é por isso que trouxemos algumas dicas práticas para direcionar a aplicação da gestão de qualidade na sua empresa. Confira!



Dicas de aplicação em empresas

1. Analise seus processos


Para implantar a gestão de qualidade na sua empresa é preciso conhecer primeiramente os seus processos, isto é, onde será preciso melhorar. Atuar cegamente, não ajudará a solucionar problemas que você nem sabe se existem.


Esse estudo é fundamental para a identificação de falhas recorrentes, além de possibilitar a visualização de quais processos podem ser melhorados, ou até mesmo excluídos.

2. Converse com sua equipe


Para facilitar a análise dos processos da sua empresa, é sempre bom contar com outras opiniões e pontos de vistas, uma vez que, ninguém conhece mais determinada atividade do que o colaborador que está inserido na mesma.


Ao consultar os colaboradores, certamente você terá uma visão mais apurada sobre as atividades desenvolvidas em dado setor, além é claro, de assegurar o engajamento da equipe para com a implantação da gestão de qualidade.

3. Corrija as falhas identificadas


Depois de analisar os processos, e consultar a sua equipe de trabalho, você terá uma boa base de informações, e provavelmente, terá conhecimento sobre falhas recorrentes.


Mas, espere um pouco!


Antes de implementar mudanças, é ideal checar a viabilidade ao adotá-las, visto que em alguns casos, possa ser necessário grandes investimentos, ou um conhecimento especializado para se iniciar as correções.

4. Capacite seus colaboradores


Visando a resolução de problemas específicos, que demandam um certo grau de conhecimento técnico, torna-se necessário capacitar os colaboradores para essas situações. Afinal, as pessoas quando engajadas e capacitadas, podem facilitar o processo de implantação da gestão de qualidade empresarial.

5. Monitore


Não adianta implantar mudanças e não ter noção dos resultados produzidos pelas mesmas, não é mesmo?


Nesse caso, é fundamental o acompanhamento desses resultados. Use indicadores, registre em planilhas, e tome ações pontuais em caso de falhas, para que um padrão de qualidade seja estabelecido, garantindo a manutenção de bons resultados.

6. Comunique, comunique e comunique!


Para que a gestão de qualidade seja implantada é essencial a participação de toda a equipe, para isso é preciso que todos estejam informados sobre as mudanças e planejamentos realizados. Uma falha no sistema de comunicação pode produzir resultados desastrosos, além da desmotivação dos colaboradores, fazendo com que os mesmos não “abracem” o plano de melhoria.

São dicas valiosas, não é? Mas afinal, quais são as vantagens de tudo isso?



Vantagens


  • Mais agilidade aos processos;

  • Redução de custos;

  • Ambiente colaborativo mais organizado;

  • Entregas ao cliente com maior qualidade;

  • Aumento de lucratividade;

  • Fortalecimento da imagem da empresa.

Sem dúvidas, são muitos os benefícios de uma gestão de qualidade aplicada no ambiente empresarial.


Que tal dar o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio?



Por: Arthur Felipe

A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato pelo site.

© 2020 por Optimus

Informações