logo_branca.png
  • Optimus Engenharia Júnior

Automação de processos produtivos



Para tornar seu negócio mais rentável, confiável e respeitado pelos seus clientes e concorrentes, existe um valor que nunca pode faltar: a inovação. É necessário fazer com que a empresa saia da zona de conforto e caminhe para a evolução em um mercado tão intransigente e competitivo.

E a automação de processos é um exemplo de inovação, pois ela possibilita a otimização da rotina de operações na organização, trazendo para a empresa novas tecnologias e métodos de produzir. E as vantagens vão além, pois incluem uma cultura de aperfeiçoamento que atinge a forma como a organização lida com seus processos, clientes e fornecedores, reduzindo os custos, proporcionando um desenvolvimento de produtos mais qualificados e eficientes.

Quer entender como a automação de processos pode ser um diferencial competitivo valioso para o seu negócio? Continue a leitura, logo abaixo.


Automação de processos: o que é?

A automação é um recurso que torna possível às empresas enxugarem operações, eliminarem erros e entregarem mais qualidade e excelência. A automação, de maneira simplificada, pega processos existentes e emprega a automatização, a fim de simplificar e acelerar a execução de tarefas, possibilitando uma tomada de decisão eficaz, economizando tempo e recursos da empresa.

Podem ser utilizados métodos simples e métodos mais complexos, com uso maior ou não de tecnologia, sendo que o grau de intervenção humana depende de cada situação. Desse modo, o conceito pode ser compreendido como um fator que permite a interação da tecnologia à rotina das organizações, em diversos âmbitos, auxiliando gestores, líderes e demais colaboradores na realização mais eficiente de suas atividades, como forma de estruturação de dados e informações do negócio, reduzindo o tempo de execução, o número de erros e, principalmente o desgaste dos colaboradores com tarefas repetitivas e exaustivas.

Portanto, a automatização dos processos produtivos tem como principal objetivo otimizar o tempo dedicado para tarefas de rotina, permitindo ao profissional ou gestor, focar no essencial para o crescimento do negócio: estratégia.

Nesse ponto, a automação mostra a sua importância, fortalecendo e criando valores elementares para a organização, confira alguns deles a seguir.

Automação de Processos x Valores Elementares Para uma Organização

1 - Eficiência

É a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções. Nesse contexto, o principal ponto a ser mencionado é a diminuição de ocorrência de falhas e inconsistências nos processos. Afinal, métodos manuais tendem a ser suscetíveis a esse tipo de problema, principalmente em razão do desgaste e da desmotivação gerados pela realização de certas tarefas repetitivas.

Contudo, por meio de sistemas de gestão, é possível reduzir o número de processos lentos e manuais no ambiente organizacional, como é o caso do preenchimento de formulários e planilhas, deixando tal tarefa a cargo de um software mais rápido e eficiente.

2 - Qualidade das operações

Automatizar processos está ligado diretamente á qualidade deles, afinal, sistemas, máquinas e equipamentos têm capacidades de trabalho, a depender da tarefa a ser realizada, muito superior á do ser humano.

Em linhas de produção, a montagem de peças e seus componentes, apresentam qualidade superior se comparada com pecas executadas por mão de obra humana. Dessa mesma maneira, processos manuais, como elaboração de planilhas e estatísticas de processos, tendem a ser mais eficientes quando automatizadas.

Todo esse processo de melhoria na qualidade dos procedimentos, reflete em uma maior confiabilidade dos consumidores em seu produto.

3 - Gestão de custos

A redução dos custos operacionais, sem dúvida alguma, está entre os desdobramentos da automação. Mas, além disso, verifica-se uma melhor gestão de mão de obra, que, por sua vez pode ser reduzida, dada a eficiência dos sistemas usados, ou a realocação para outros setores das empresas.

Contudo, em primeiro momento, é válida a análise da utilidade da automatização na organização, a fim de se ter um retorno a médio e longo prazo, pois a redução de gastos, com o tempo, pode superar os investimentos. Fique atento!

4 - Sustentabilidade

O aproveitamento de recursos com responsabilidade é indispensável e tem impulsionado a busca por alternativas capazes de alinhar as atividades corporativas a nova realidade empresarial.

Nesse contexto, a automação de processos produtivos contribui para a sustentabilidade dentro das organizações, através de modelos voltados a eficiência, os ganhos com o aproveitamento de recursos e redução de desperdícios, em razão da diminuição de erros nas etapas de produção, que impactam positivamente o caráter sustentável de uma organização.

5 - Inovação

A inovação é um dos principais valores possíveis de serem atingidos a partir da automação de processos. Atualmente, as empresas buscam se destacar, sair da zona de conforto, explorar novos ramos e testar estratégias de negócios, a partir de uma renovação.

Nesse contexto, a automação entra como um fator que potencializa a inovação, através de entregas que estão mais alinhadas à dinâmica do mercado atual, como tecnologia da informação, da internet, do fácil acesso e manuseio dos arquivos em nuvem, dentre outros.

De modo geral, os consumidores tendem a avaliar melhor empresas que utilizam métodos de inovação e aperfeiçoamento, e a automação de processos pode ser um grande aliado.



Bem interessante, não é? O próximo passo é colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nessa matéria. E em caso de dúvidas, fale com a gente!

A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato pelo site.

© 2020 por Optimus

Informações