logo_branca.png
  • Optimus Engenharia Júnior

Como manter a equipe motivada e colaborativa


Toda empresa precisa de clientes para sobreviver. Por sua vez, todo consumidor precisa de profissionais capacitados para atender a sua necessidade. Então, podemos dizer que quando o colaborador está motivado para realizar o seu trabalho da forma mais eficiente possível, a empresa ganha (e muito) com isso.

Um colaborador desmotivado certamente pode atrasar suas responsabilidades e executar seus afazeres com menos atenção. E é nesse momento que surgem os erros.

É lógico dizer então que a motivação tem tudo a ver com produtividade no trabalho, correto?

Mas como garantir que a equipe esteja engajada no trabalho?



Separamos algumas dicas para auxiliar na motivação dos colaboradores:

1. Cultura de feedback:


É uma forma bastante clara de demonstrar a sua expectativa com o trabalho e reconhecer o esforço do colaborador.

Organize momentos de conversa com cada funcionário para falar abertamente sobre o seu desempenho no ambiente organizacional.

O objetivo é fazer com que os funcionários trabalhem nos seus pontos de melhoria quando necessário e se sintam inspirados a continuar exercendo sua função com dedicação.

2. Crie metas

Um jeito simples para aumentar a motivação no trabalho, principalmente após realizar a dica 1, analisando quais os pontos de melhoria de cada colaborador.

O método é baseado na construção de metas atingíveis, para que os participantes percebam que estão crescendo em conjunto com a empresa e estimulem o senso de pertencimento.

3. Reconheça o valor do colaborador para a organização

Já deu para perceber que reconhecimento é a palavra-chave, não é?

Então, é hora de ser grato pela dedicação da equipe!

A criatividade é muito bem-vinda nesse momento. Não é obrigatório que seja um bônus financeiro, as vezes um simples agradecimento (até mesmo em público) já basta para incentivar.

4. Capacite

Aprender nunca é demais. E se tratando de um cenário tão competitivo como o de hoje, quem deixa de buscar conhecimento é facilmente deixado para trás.

Dessa forma, a empresa entra nesse contexto com a responsabilidade de capacitar e qualificar cada vez mais a sua equipe. E para isso existem infinitas alternativas, como: treinamentos, palestras, eventos, workshops e outros.

5. Promova momentos externos

Algumas vezes para melhorar o ambiente de trabalho também é necessário sair dele.

Momentos descontraídos de confraternização (principalmente pelo alcance de metas ou datas comemorativas) podem ajudar com isso e para valorizar os seus colaboradores, por menores que sejam.

Ficou bem claro que existem diversas formas de impactar positivamente o desempenho de uma equipe, não é mesmo?

Agora é hora de colocar em prática!


Por: Malu Monteiro

A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato pelo site.

© 2020 por Optimus

Informações