logo_branca.png
  • Optimus Engenharia Júnior

Metodologia SCRUM: O que é e como aplicar?



Ao falarmos de pensamento ágil, a primeira metodologia que geralmente vem à mente chama-se “Scrum”. Não que ela seja única, mas com certeza é uma das metodologias que tem ganhado maior popularidade na gestão ágil de projetos.


Mas afinal, o que é o Scrum e como aplicar nos seus projetos?


O Scrum é um framework (estrutura) simples, ágil e interativo que surgiu em meados dos anos 90, apresentado pelo autor Jeff Sutherland no livro “Scrum a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, e que tem como base entrega contínua e valor agregado para o cliente.


Diferente das metodologias tradicionais que funcionam no modelo de “cascata”, onde todo projeto é planejado antecipadamente com um escopo bem definido e fixo, o Scrum é ideal para projetos que podem ser adaptados ao longo do tempo.


Devido aos seus fundamentos de entrega contínua, ele permite que alterações sejam realizadas ao longo do projeto, pois funciona por meio de sprints, ou seja, pequenas entregas que ocorrem entre 2-4 semanas.


Outros fundamentos essenciais do Scrum é a redução de desperdícios e a diminuição de retrabalhos, pois trabalha apenas com o necessário e, além disso, as partes interessadas estão sempre acompanhando o desenvolvimento do produto.


O Scrum tem como pilares a transparência, inspeção e adaptação. Os seus valores são comprometimento, coragem, foco, abertura e respeito.

“Ser ágil é gerar entregas contínuas, incrementais e frequentes de valor para o cliente, focando em equipes auto organizadas.”

- Vitor L. Massari


O que compõe o Scrum?



Para aqueles que nunca ouviram falar do Scrum, uma das dificuldades iniciais são os termos utilizados, sendo assim, segue abaixo quais são os papéis, artefatos e eventos que fazem parte da metodologia.


Dentre os papeis estão o Product Owner, o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento:


Product Owner, ou simplesmente P.O., é considerado “dono do projeto”. Ele é o representante das partes interessadas e deve ser único por projeto. Sendo assim, é o responsável por criar o Backlog do Produto, ou seja, a lista de tarefas a serem realizadas durante o projeto, além de priorizar o que precisar ser realizado pelo Time de Desenvolvimento. Também são responsabilidades do P.O. avaliar o trabalho da equipe, garantir que cada entrega possua valor para o cliente e manter a visão do produto clara para todos os envolvidos.


O Scrum Master, por sua vez, atua como um gerente do projeto. Ele protege a equipe e os processos para que tenham equilíbrio entre as demandas, evitando que a equipe seja sobrecarregada, mantendo um ritmo nas entregas, eliminando obstáculos que surgem ao longo do projeto, ajudando a melhorar os processos e mediando possíveis conflitos, além de ser responsável pela realização dos eventos do Scrum.


Por fim, o Time Scrum, ou Time de Desenvolvimento, deve conter entre 5 a 9 pessoas, ser multifuncional, ter autonomia e presar pela qualidade. São os responsáveis pelo desenvolvimento do produto, para isso, devem contar com um ambiente de trabalho colaborativo, onde possam relatar ao Scrum Master as dificuldades enfrentadas, para que consigam entregar maior valor ao produto.


Além de funções bem definidas, o Scrum também possui artefatos e eventos que são essenciais para compreensão da metodologia.


Os artefatos principais do Scrum são:


  • Product Backlog - É a lista das tarefas criadas e priorizadas pelo Product Owner contendo tudo que deverá ser entregue pelo Time de Desenvolvimento ao longo do projeto.


  • Sprint Backlog - É a lista das tarefas retiradas do Product Backlog, que serão realizadas no prazo de 2-4 semanas.


  • Definição de pronto - É um acordo feito entre o Time de Desenvolvimento e o P.O., definindo de maneira clara e formal o que é preciso para o trabalho realizado na Sprint ser considerado como “pronto”.


  • Incremento do produto - É a soma dos itens realizados em cada Sprint e que foram aprovados pela Definição de Pronto. Devem apresentar valor visível para as partes interessadas, isto é, funcionalidades que podem ser experimentadas.


As Sprints são compostas de 4 principais eventos:


  • Reunião de planejamento da Sprint - Nesta reunião o Product Owner, juntamente com o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master, selecionam do Product Backlog as tarefas que serão realizadas na próxima Sprint.


  • Reuniões diárias (Daily Scrum) - Como o próprio nome afirma, são reuniões diárias que devem ocorrer no mesmo horário todos os dias e ter duração máxima de 15 minutos. É uma reunião de atualização, onde o Time de Desenvolvimento deve responder a três perguntas:

  1. O que você fez ontem?

  2. O que fará hoje?

  3. Alguma coisa lhe impede/está impedindo seu progresso?


Caso seja relatado algum impedimento, deverá ser tratado em outro momento pelo Scrum Master para não prolongar o tempo da reunião.


  • Revisão da Sprint – Deve ser feita no penúltimo dia de cada Sprint pelo Scrum Master e tem como objetivo apresentar o que foi desenvolvido para as partes interessadas.


  • Retrospectiva da Sprint - Voltada para os processos internos, é o momento onde é avaliado o que deu certo, o que deu errado e o que faltou na Sprint anterior para que sejam desenvolvidas melhorias para o próximo Sprint. Nesta reunião estão presentes o P.O., o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento.


Como implementar o Scrum?


Inicialmente o Scrum era voltado para desenvolvimento de softwares, mas, ao longo dos anos, com a expansão das metodologias ágeis, o Scrum passou a ser utilizando em diversas áreas.


Saiba como você pode aplicar nos seus projetos:


1º Passo: Definir a equipe


- Escolha o Product Owner: Ele será responsável pela visão do produto e alinhar as entregas com os requisitos do cliente;


- Escolha o Time de Desenvolvimento: Um time enxuto, multifuncional e com as habilidades necessárias para executar as tarefas;


- Escolha o Scrum Master: Ele será responsável por conduzir todo time, portanto, busque alguém que tenha domínio do framework.

2º Passo: Backlog do Produto


- Crie e ordene a lista de tudo que deverá ser realizado para a entrega do produto;


- Analise os esforços que cada tarefa demandará e quais delas são essenciais para o alcance do objetivo.

3º Passo: Reuniões e planejamento


- Planeje cada Sprint em conjunto com sua equipe (PO, Scrum Master e Time de Desenvolvimento), analise o Backlog do Produto, o que foi definido como prioridade, quais as entregas deverão ser feitas para cada Sprint para agregar valor ao produto.


- Não deixe de realizar as Reuniões Diárias, elas são fundamentais para manter a transparência, o foco e compromisso com os resultados.

4º Passo: Torne o trabalho visual


- Você pode utilizar um quadro físico ou alguma ferramenta online, pode também utilizar do Kanban para ordenar as tarefas em “A Fazer”, “Fazendo” e “Feito” ou algum outro método que permita que todos visualizem o andamento das Sprints.

5º Passo: Avaliação


- Revise a Sprint: Demonstre seus resultados para as partes interessadas, é o momento de apresentar e testar se as entregas atendem ao requisito do cliente;


- Reveja o seu trabalho: Realize a revisão ao final de cada Sprint, assim será possível identificar falhas e trabalhar em melhorias para o próximo Sprint.

Agora que você já conhece a origem, as funções, eventos e alguns passos para aplicar o Scrum. Segue uma lista de benefícios para que você não perca tempo e aplique o Scrum nos seus projetos.


  • Agilidade nas entregas;

  • Flexibilidade e Adaptação;

  • Diminuição de custos;

  • Maior qualidade e produtividade;

  • Equipes mais motivadas.


E aí, ficou interessado em conhecer mais?


Se você ficou com vontade de aprender mais e está pensando em virar um especialista em Scrum, existem diversas empresas que oferecem cursos com certificação, que vão fornecer o embasamento necessário para você dominar essa metodologia ágil, e estar ainda mais capacitado para o mercado de trabalho.


Por: Káren Emanuelly

A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato pelo site.

© 2020 por Optimus

Informações