logo_branca.png
  • Optimus Engenharia Júnior

O que é KPI: tudo o que você precisa saber

Atualizado: Jul 14

São dados essenciais para medir o sucesso de sua estratégia independentemente de qual campo você esteja analisando. Ele é viável para diversas áreas, e por isso é tão utilizado e reconhecido.



Os KPI’s podem ser expressos na forma de um número ou em percentual. Por exemplo, um KPI de marketing online pode ser a mensuração de novos leads conseguidos no mês, ou o quanto o alcance de uma página aumentou de um mês para o outro.


Assim, os KPI’s são uma ferramenta de gestão, para verificação de desempenho com o intuito de orientar gestores e analistas durante o caminho a ser percorrido em direção a um objetivo.



Você pode estar se perguntando sobre como os KPI’s podem agir, e quais tipos de indicadores ele representam, certo?


Os KPIs podem ser usados utilizando categorias de indicadores que sejam importantes para a sua gestão. Como principais indicadores que podem ser mensurados e podem ser aplicados na sua estratégia, temos:


Indicadores de produtividade: Pode-se fazer uma relação entre o uso de recursos da empresa com a produtividade dela.


Indicadores de qualidade: Relacionam-se com a produtividade e devem ser mensurados para medir deficiências ou desvios durante o processo produtivo.


Indicadores de capacidade: Nesse indicador é medida a sua capacidade de produção durante um determinado período de tempo relacionando-a com os recursos que a sua empresa dispensa para essa produção.


Indicadores estratégicos: No estratégico você pode medir o que foi alcançado pela empresa conforme os objetivos que foram traçados anteriormente. Ele faz um comparativo da situação atual com a desejada.


Indicadores de lucratividade: Esse KPI deve estar relacionado com o faturamento da sua empresa, contudo, sem se esquecer de colocar na conta os seus custos de produção.


Como eu defino um KPI?


O primeiro passo para definir bons KPI’s é escolher quais as informações são mais relevantes para o seu objetivo.


Voltar esforços para indicadores errados pode ser muito prejudicial para a obtenção do objetivo final.


É importante ressaltar que um bom KPI tem inúmeras características.


Primeiro, ele precisa estar disponível para ser mensurado, já que você não pode acompanhar informações que simplesmente não existem.


Depois, os indicadores devem te ajudar a fazer boas escolhas e ter periodicidade.


Por fim, eles também precisam ser medidos constantemente, pois assim você conseguirá observar o que realmente traz resultados.


Uma ótima dica é aplicar e conhecer um pouco mais sobre a técnica SMART em seus objetivos, assim eles terão características mais aptas ao acompanhamento e consequentemente à realização.


O maior pecado do KPI é a vaidade...



Também chamadas de vanity metrics, são as que podem “parecer” o que te torna uma empresa maior, mais conhecida ou mais popular, mas que não trazem nenhuma informação relevante para o negócio. O exemplo clássico é a quantidade de likes no Instagram de uma empresa que tem como objetivo aumentar as vendas. É um número chamativo, mas não significa que as vendas vão bem. Ou seja, uma empresa com muitos likes não necessariamente é uma empresa com muitas vendas e vice-e-versa.


Ao final do processo de coleta dos seus KPI’s lembre-se sempre de relatar o comportamento observado nos números. E além disso, coloque as mudanças em prática! A otimização e o alcance de metas dependem de execuções mais precisas e os KPI’s são seus guias nessa jornada em busca do seu objetivo.


KPI’s transformando seus resultados:

  • Ajudam a conhecer o negócio

Com as informações dos KPI’s é possível identificar de forma clara e concreta quais são os pontos fortes e fracos, levando a uma inteligência que permite planejar ações mais acertadas, relacionadas com as reais possibilidades da sua empresa.


  • Permitem compreender mudanças necessárias

Um outro aspecto dos indicadores de desempenho no processo de tomada de decisões é que eles permitem que o gestor tenha conhecimento sobre mudanças que são necessárias para o desenvolvimento do negócio.

Muitas vezes, a ausência de dados sobre a aceitação de determinados produtos pelo mercado consumidor dificulta o entendimento e a percepção dos gestores com relação ao processo produtivo e às estratégias de vendas que precisam ser mudadas.


  • Auxilia na satisfação dos clientes

Além de trazer informações sobre os produtos e sobre o desempenho do negócio, os indicadores também trazem informações relevantes sobre o mercado consumidor.

Ter acesso a esses dados permite que os gestores empresariais adotem medidas específicas voltadas para a captação e fidelização de clientes.

Esses processos são muito mais qualificados, pois levam em consideração informações geradas pelos próprios consumidores.


Conheça mais sobre estratégia com nossos textos:


Por: Mariana Lindote

A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato pelo site.

© 2020 por Optimus

Informações