“Fazer o bem sem olhar a quem”

Com certeza você já ouviu essa expressão em algum lugar, e provavelmente já deve ter uma ideia do que se trata.

Ações solidárias, sem dúvidas, são capazes de mudar o mundo. No entanto, o mais impressionante de tudo isso é que existe a união de vários indivíduos determinados a fazer o bem a várias outras pessoas, que nem sequer se conhecem. Ou seja, todo o trabalho de equipe envolvido impacta fortemente na realização das ações solidárias, que por sinal impacta na mudança do mundo.

Apesar de toda essa “conversa bonita”, no Brasil tais ações não eram tão comuns há alguns anos. Isso devido a uma série de fatores que envolvem principalmente aspectos culturais.

Culturais?! Como assim? Diferente de outras nações que possuem uma educação básica voltada para ações filantrópicas, o Brasil tem um certo déficit em relação a essas atitudes, o que de certa forma dificultou a propagação desse movimento no território nacional. Além disso, tal pensamento aliado a questões políticas e ideológicas, favoreceram a ideia de que tudo é responsabilidade do governo, e sendo assim não seria “responsabilidade” da população promover tais atitudes. 

Vale lembrar que esse cenário tem sofrido mudanças significativas nos últimos anos. As pessoas passaram a se inspirar em outras ações de solidariedade espalhadas pelo mundo e desde então, utilizando-se de eventos presenciais ou online, leilões, ou até mesmo renda própria, as mesmas tem promovido ações solidárias, seja para famílias carentes ou até mesmo instituições que tratam de doenças críticas, como por exemplo o câncer.

Diante disso, preparamos uma lista com alguns exemplos de iniciativas que incentivam a solidariedade:

  1. Atados

Consiste em uma plataforma online que une e conecta as pessoas a oportunidades de voluntariado, voltados para os direitos humanos, capacitação profissional, educação e dentre outros aspectos.

Através do anúncio de vagas para voluntariado, realizado por organizações ou outros movimentos coletivos, os indivíduos podem declarar interesse e enfim participar efetivamente dessas atitudes.

2. Projeto Parabéns

Iniciativa que acontece no estado de São Paulo (SP) visando promover festas de aniversário personalizadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que se encontram em ONGs, comunidades, etc. 

Todo esse esforço tem como objetivo principal contribuir significativamente para o desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes.

Para realizar tal projeto, são articuladas parcerias com empresas e pessoas físicas, a fim de reter investimentos para continuar com essa causa.

3. Projeto Velho Amigo

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que luta pela causa do envelhecimento e longevidade, contribuindo para a inclusão de idosos que se encontram em situação de abandono no país.

Tais ações são realizadas através de mutirões nas áreas de saúde e bem-estar, visando resgatar a autoestima e dignidade dos idosos, por meio da educação, cultura, esportes, e dentre outros fatores.

Achou que esqueceríamos? Temos um exemplo bem atual e amplamente divulgado nas mídias sociais. E aí tem ideia do que seja?

4. Lives de artistas

Com certeza você assistiu a alguma dessas, ou ao menos ouviu falar sobre. O fato é que tais atitudes nesse período de quarentena foram tomadas não só como forma de entreter as pessoas que se encontram em isolamento social, mas sim arrecadar doações para pessoas que foram atingidas fortemente por essa condição e que por isso necessitam desse apoio.

A dimensão dessas ações foram notáveis, mobilizando um grande número de pessoas. Para se ter uma ideia as Lives arrecadaram em média mais que 1,4 mil toneladas de alimentos e aproximadamente R$ 1milhão, beneficiando várias instituições, segundo o G1.

De fato, toda essa arrecadação e investimentos são fundamentais para a promoção dessas ações solidárias. Entretanto, nada disso seria possível se não houvesse o envolvimento das pessoas

Comemoracao Futebol GIFs | Tenor

.

Pois é, sem o trabalho de equipe nada disso seria atingível. As pessoas precisam de um propósito comum para que possam construir algo maior que elas mesmas. Dessa forma o trabalho de equipe é o responsável por unir as pessoas e possibilitar ações que unem outras mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *