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As etapas de um planejamento estratégico


Empresas que têm suas estratégias bem definidas, têm maior chance para o sucesso. Com isso, o planejamento estratégico torna-se fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia a pequeno, médio e longo prazo, visando conquistar os objetivos do todo. Esse planejamento permite que as empresas se organizem e aperfeiçoem seus processos, tornando-os mais eficientes e mais competitivos no mercado.

Mas será que você está usando essa ferramenta da maneira certa? Ou melhor, será que não é o momento de desenvolver um planejamento estratégico para a sua empresa, mesmo ela ainda sendo pequena?

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico nada mais é do que uma orientação para as empresas nas suas tomadas de decisão e alocação de esforços e recursos em um dado período que se foi estipulado. Ele pode ser feito com projeção macro ou micro, com processos pouco ou bem detalhados, porém, tendo o seu propósito bem definido.

Essa ferramenta pode ser aplicada em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação e precisa ser um processo que envolva todas as equipes e níveis da empresa, unindo o comprometimento do líder com o engajamento dos times, para que todos estejam direcionados na mesma linha de pensamento.

Por que aplicar o planejamento na sua empresa?

Na verdade, em tudo na vida precisamos nos organizar para poder conquistar, assim também cabe às empresas. Sem essa organização preliminar não é possível ter o direcionamento de onde chegar e como chegar, e assim, dificilmente conseguirá se estabelecer uma cultura interna aos envolvidos e nem mostrar os seus diferenciais no mercado.

Um bom planejamento estratégico deve ter:

  1. Objetivos a longo tempo bem definidos;

  2. Boa análise dos fatores internos que atuam sobre a empresa;

  3. Opções de estratégicas que abordem essas questões em prioridade;

  4. Decisões bem feitas;

  5. Um bom monitoramento dos resultados das etapas do planejamento estratégico.

Não tendo esses pontos elaborados, algumas empresas mesmo tendo sua missão e valor bem definidos, se perdem e deixam de enxergar todo o potencial do seu negócio e se destacar se torna um trabalho árduo. Com isso, o planejamento estratégico também ajuda essas empresas a descobrir os caminhos mais adequados para conquistar o que tanto almejam.

Pense bem, sem o conhecimento dos seus diferenciais, dos pontos fracos e do mercado em que o seu negócio está inserido, não é possível estabelecer estratégias concisas, tirando a eficácia das ações que deveriam ser bem-sucedidas. Ter os valores e metas da empresa bem definidos, facilita a colaboração de todos os envolvidos, fazendo com que eles se sintam parte do crescimento e futuro da empresa e reafirmando a sua cultura e identidade ao longo do tempo.

Como fazer um planejamento estratégico?

Bom, até aqui já vimos o que é um planejamento estratégico e a importância de aplicá-lo na empresa. Mas, para se construir um plano de ação eficaz, é preciso antes trilhar passos consecutivos para conhecimento interno, estabelecimento de métricas e análise de resultados. Esses passos são:

Passo 1: Diagnóstico

O primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e buscar entender o mercado em qual ela está inserida, destacando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para assim, levantar possíveis ações que sejam adequadas para alcançar os objetivos. Essa etapa também é conhecida como análise SWOT (FOFA), e é feita em conjunto com os colaboradores em um brainstorm (colhimento de opiniões e visões), para assim, levantar os fatores internos e externos que infrinjam direta ou indiretamente na empresa. Após a análise, é possível destacar os pontos que podem ser mantidos e os que devem ser melhorados nos processos da empresa, bem como, formas de impedir que o ambiente externo afete tanto o interno.

Passo 2: Identidade organizacional

Cada negócio deve ter uma missão, visão e valores que tragam a sua identidade e passe confiabilidade ao seu público. Isso deve ser levado a sério por toda a equipe, pois eles que irão orientar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas da empresa. A missão é a razão pela qual a empresa existe, enquanto a visão está atrelada ao objetivo da empresa sobre onde ela quer chegar. Utilizando para isso, dos valores que definem os princípios que regem a cultura organizacional e guiam os colaboradores. Devido a constante mudança do mercado, pode acontecer que a missão, visão e valores sejam modificados ao longo do tempo por não se adequarem mais à imagem transmitida desejada, porém nunca devem ser deixados de lado.

Passo 3: Metas e indicadores de sucesso

Para que a empresa alcance seu sucesso, é importante além da definição do seu propósito a verificação quantitativa dos seus indicadores. Todas as metas da empresa devem envolver os setores e seus colaboradores, contando com metas mais abrangentes e após destrincha-las em metas mais direcionadas, no qual cada departamento tem suas próprias metas. É importante ter em mente que esses objetivos devem ser realistas e alcançáveis pela empresa, sendo necessários estabelecer números dentro do seu real cenário no momento. Como exemplo disso, temos os KPIs (Key Performance Indicator), que são indicadores-chave que mensuram a performance de diferentes processos da organização, auxiliando no direcionamento de recursos e esforços de maneira mais assertiva. Pensando nisso, cada colaborador deve se familiarizar com essas metas e indicadores, afim de que tenham conhecimento de sua importância e do seu papel para que a empresa chegue ao lugar desejado.

Passo 4: Plano de ação

Nessa etapa já se sabe onde a empresa está, quem ela é e onde ela precisa chegar. Então, está na hora de partir para a ação. O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis. Para isso, cada um deve saber as suas funções e quais atitudes deverá tomar, sendo cada uma delas documentadas para posterior análise de desempenho e averiguação das mudanças necessárias. Para a seleção das ações mais importantes, é necessário criar um Matriz de Importância e Urgência, para assim, saber quais atitudes priorizar e solucioná-las por ordem de importância, visando sempre os objetivos.

Passo 5: Acompanhamento e análise

Feita a ação, a ultima etapa é de averiguação dos resultados alcançados e exposição dos dados já debatidos, abrindo espaço para se pensar nos próximos passos. Nessa etapa também deve-se revisar e redefinir a análise SWOT, as metas e o plano de ação. Afinal, o mercado não é estático e é preciso se adequar a todo momento.

Por isso, adotar mecanismos de monitoramento das etapas do Planejamento Estratégico é extremamente importante para saber se tudo o que foi planejado está evoluindo de acordo com o esperado ou se há necessidade de efetuar determinados ajustes. Para isso, pode-se usar o Balanced Scorecard (BSC), conceito que permite mensurar e monitorar as ações, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo, fazendo a análise dos indicadores de desempenho e permitindo a visualização dos processos da empresa de forma ampla, possibilitando a verificação da execução de atividades em consonância com os seus objetivos previstos no PE.

Mas tenha em mente que...

Todos esses passos descritos não poderão ser postos em prática, sem processos claramente definidos e mapeados, de forma que se possa otimizá-los e/ou automatizá-los, muito menos sem o envolvimento e colaboração das equipes no cumprimento do plano de ação. Por isso, não se surpreenda se a primeira tentativa de um planejamento estratégico não gere resultados tão satisfatórios. Antes reveja onde se encontram as falhas e trabalhe para fazer com que toda a empresa esteja em conjunto. Não é tão fácil quanto parece, mas isso que auxiliará na execução definitiva do seu planejamento e fazer com que ele se torne o principal diferencial do seu negócio.


Por: Tássio Sales




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