Buscar
  • Optimus Engenharia Júnior

Por que ser um empresário júnior?


Você certamente já leu ou ouviu falar algo sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ). Mas, se ainda não conhece, é uma associação sem fins lucrativos voltada para alunos do ensino superior com o objetivo de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho.


Mas afinal, qual o diferencial de ser um empresário júnior e por que você deve se tornar um?


Listamos algumas razões para te provar a importância de fazer parte desse movimento:


1. Experiência prática


Esse é um dos principais objetivos de se estar numa empresa júnior. Durante os anos de graduação diante de toda a carga teórica aprendida, é comum que o estudante fique impossibilitado de saber como aplicar tudo aquilo que aprendeu e não esteja suficientemente preparado para ingressar no mercado de trabalho, visto que nunca teve contato com um ambiente empresarial. Por conta disso, o papel de uma empresa júnior é intermediar o contato do membro com o mercado de trabalho através de projetos e serviços realizados dentro do seu nicho de conhecimento, como forma do estudante aplicar o que foi visto em sala de aula entendendo a realidade e os desafios de um ambiente de negócios.


2. Vivência empresarial


Um dos propósitos da empresa júnior é proporcionar uma vivência empresarial dentro da universidade. A cada dia as empresas procuram mais profissionais completos que, além de uma boa formação acadêmica também são ótimos líderes. Por isso esse fator se faz muito importante, já que prepara o aluno para um futuro contato com empresas, conhecendo mais sobre o funcionamento de uma organização e desenvolvendo habilidades necessárias para ter uma boa vivência no trabalho, como: oratória, trabalho em equipe, autodisciplina e persistência.


3. Desenvolvimento pessoal


O autoconhecimento sobre suas capacidades, qualidades, defeitos, sonhos e o objetivos é constantemente trabalhado e pode se tornar um diferencial no mercado de trabalho. O incentivo à liderança fará com que o membro tenha oportunidade de aprimorar habilidades técnicas e tenha inteligência emocional para gerir sua equipe, sendo capaz de desenvolver seus liderados e trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes personalidades, mas com um objetivo em comum.


4. Networking


Manter bons contatos é essencial para lidar com possíveis problemas em qualquer negócio. O Movimento Empresa Júnior é um incentivador das práticas de benchmarking através do contato com inúmeras pessoas, tanto profissionais quanto empresários juniores para troca de experiências, ideias e informações, sendo bastante útil para toda a empresa.


5. Impacto social

“Formar por meio da vivência empresarial empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.”

Essa é a missão da Brasil Júnior. O movimento tem o objetivo de melhorar a realidade dos negócios do país, através de projetos para empresas de pequeno porte com baixo custo e alta qualidade, mantendo o compromisso com a ética e a verdade. O empresário júnior deseja construir um cenário mais empreendedor e que ajude a reverter o quadro de instabilidades do país, com pessoas mais motivadas e que acreditam em novas soluções em tempos difíceis.

46 visualizações

© 2018 por Optimus

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon