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Usando a satisfação do cliente para aumentar as vendas do seu restaurante

Atualizado: Jun 13


Segundo pesquisas da Folha de São Paulo, nos últimos anos, as refeições fora de casa cresceram 140% no Brasil, caracterizando uma expansão anual em torno de 12% no setor de alimentação fora de casa, isto é, em bares e restaurantes.


Com todo esse crescimento, um questionamento que fica é: Como manter o seu negócio de pé e superar a concorrência com os aumentos recorrentes nesse ramo? Como fidelizar os clientes? Como vender mais?


Existem muitas variáveis que contribuem para esse objetivo, mas um diferencial para alcança-lo é a satisfação do cliente.


Para isso, precisamos compreender alguns fatores:


Com qual frequência você retorna num restaurante em que foi mal atendido?


Imagino que quase nunca, certo?


Por outro lado, quantas vezes já voltou num estabelecimento por conta da boa qualidade do serviço prestado?


Podemos dizer então, que assegurar a qualidade do serviço prestado em um restaurante é imprescindível para garantir não só a fidelização do cliente como também alcançar novos compradores por indicação.



Para um restaurante ter sucesso com os seus fregueses, não basta apenas servir bons pratos, é necessário também ter um atendimento de qualidade. Entender a importância do atendimento é o primeiro passo para se trilhar o caminho rumo à excelência, mas muito ainda precisa ser feito para chegar no topo. Treinar uma equipe adequadamente para solucionar os problemas que podem surgir é de imprescindível, além de fazer o possível para garantir a motivação e disposição para o trabalho.


Por essa razão, preparamos algumas dicas para você oferecer um bom atendimento no restaurante e fazer com que os clientes retornem sempre ao seu estabelecimento.


1. Fique atento aos detalhes


Saber observar os clientes e estudar suas reações que podem surgir no futuro é uma característica adequada, e ainda atribui a qualidade de bom vendedor ao garçom.

Procure sempre se manter no campo de visão dos clientes para se mostrar presente, passando segurança e disponibilidade para atender a todos no restaurante, mas sem ultrapassar os limites de privacidade.


2. Foco no atendimento


O atendimento inicia assim que o cliente chega no restaurante. Portanto, é de extrema importância que, já na recepção, um funcionário o receba cordialmente, desejando boas-vindas e esclarecendo possíveis dúvidas iniciais sobre o menu do estabelecimento.


3. Educação em primeiro lugar


A simpatia deve ser prioridade durante todo o tempo que o consumidor passar em seu restaurante. O garçom deve se colocar à disposição da clientela, sugerir os pratos do dia e fornecer quaisquer outras informações que sejam solicitadas.


4. Conheça o seu cliente


Este é o ponto mais importante. A melhor forma de saber se o atendimento foi agradável ou não para o cliente é perguntando para ele. Esta pergunta pode ocorrer com a famosa “caixinha de sugestões” ou de forma direta.


Lembre-se que, se optar pela caixinha de sugestões, ela não é apenas um enfeite! Fique atento às possíveis críticas ou sugestões de melhorias para um bom atendimento no restaurante, pois muitas vezes os erros podem não ser tão visíveis para quem lida com o trabalho diariamente.


Mas como transformar essa opinião do cliente em algo positivo para a sua empresa?


Através da pesquisa de satisfação do cliente.


Além de resolver os problemas do seu negócio, a pesquisa de satisfação é de fundamental importância para conhecer ainda mais os clientes, melhorar o posicionamento de marca, traçar estratégias certeiras para corrigir os erros atuais e melhorar a relação empresa-cliente.


Com essa ação você terá uma perspectiva que, até então, poderia não conhecer e estar colhendo os frutos ruins disso. Ao medir a satisfação do cliente, o dono do negócio pode entender melhor quais são os pontos de melhoria para o produto/serviço e assegurar que os clientes insatisfeitos estão sendo ouvidos. Com isso, será possível fidelizar o cliente, entender as oportunidades do negócio e saber quais são os desafios a serem enfrentados.


Quer saber mais sobre o assunto ou sobre como podemos te ajudar com isso? Acesse https://www.optimusejr.com.br/pesquisa-de-satisfacao e solicite uma avaliação gratuita da sua empresa agora mesmo!


Por: Malu Monteiro

A Optimus Engenharia Júnior é uma empresa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi fundada em 2008, e desde então presta serviços de consultoria e treinamentos de qualidade com um preço abaixo do mercado.

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